Ciência na escola, os princípios da ecologia profunda através do estudo dos insetos e do meio ambiente
Ciência na escola, os princípios da ecologia profunda através do estudo dos insetos e do meio ambiente
Ciência na escola, os princípios da ecologia profunda
através do estudo dos insetos e do meio ambiente1
Vera Regina dos Santos Wolff2, Cristine Elise Pulz3, Daniele Campos da Silva4,
Cristiane Carvalho Paes4, Carla Patrícia Severino da Silva5, Juliana Conte Zanotelli6,
Fernanda de Oliveira de Andrade7
Resumo - O Laboratório e Museu de Entomologia Professor Ramiro Gomes Costa (MRGC), da Fundação Estadual de
Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO) promoveu ações em parceria com professores e alunos de duas escolas de ensino
médio, e alunos de cursos de ensino superior de ciências biológicas. Os princípios da ecologia profunda, a interdepen-
dência, a reciclagem, a parceria, a flexibilidade e a diversidade foram trabalhados através do estudo dos insetos e do
meio ambiente buscando conscientizar sobre a importância de todos os seres vivos. Foram oferecidos cursos e estágios
no MRGC, com a participação de 46 professores e alunos do ensino médio e de cursos superior de biologia, possibili-
tando experiências de aprendizagem diferentes daquelas tradicionalmente privilegiadas em sala de aula. Foram con-
feccionadas 20 gavetas entomológicas didáticas no MRGC e nas escolas, apresentados 19 trabalhos em eventos cientí-
ficos. Cerca de 3.000 alunos participaram de visitações ao MRGC e nas mostras de ciências das escolas.
Palavras-chave: gavetas entomológicas didáticas, museu de ciências, educação ambiental.
Science at school: the principles of the deep ecology
through the study of the insects and the environment
Abstract - The Laboratory and the Museum of Entomology Professor Ramiro Gomes Costa (MRGC), from Fundação
Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO) promoted actions in partnership with teachers and students of two
high schools and students of superior course of Biology. The principles of deep ecology, the interdependence, the
recycling, the partnership, the flexibility and the diversity were worked through the study of the insects and the
environment, looking for the consciousness about the importance of all living beings. Courses and training works
were offered at MRGC, with the participation of 46 teachers and students of high school and superior course of
Biology where different experiences of learning from the regular ones were offered in the school room. Twenty
didactical entomological drawers were made at MRGC and at schools, 19 studies were presented on scientific
exhibitions. Around 3000 students took part of the visitations at MRGC and in the fairs of science at schools.
Key words: didactical entomological drawers, Museum of Sciences, environmental education
Introdução
É cada vez maior o desafio de fazer chegar as informa-
ções científicas à população e, por não ter acesso a estes
conhecimentos, a maioria das pessoas tem que se limitar a
aceitar os impactos sociais, biológicos, econômicos, ecoló-
gicos, da vida em sociedade, muitas vezes sem compreen-
dê-los. O papel das instituições de pesquisa deve ser tam-
bém de aproximar a sociedade de leigos da comunidade
científica através de ações concretas de integração.
Segundo Capra (1982) as descobertas do novo paradig-
ma científico provocaram uma profunda mudança em nos-
sa visão do mundo, passou-se da concepção mecanicista de
Descartes e Newton para uma visão holística e ecológica.
Os pressupostos da ciência estão pouco a pouco mudan-
do de uma visão antropocêntrica (o homem como o centro
dispondo de todas as coisas e os outros seres vivos são con-
siderados inferiores), para uma visão ecocêntrica (uma visão
de mundo que reconhece o valor inerente da vida em qual-
quer forma que se adote) (FERGUSON, 1980).
1 Convênio FINEP- FEPAGRO
2 Bióloga, Dra., Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária, Rua Gonçalves Dias, 570, CEP 90130-060, Porto Alegre, RS. E-mail: vera-wolff@
fepagro.rs.gov.br
3 Bióloga, MsC., Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
4 Bióloga, Professora, Escola Estadual de Ensino Médio Padre Réus
5 Bióloga, Professora, Escola Estadual de Educação Básica Presidente Roosevelt
6 Bióloga, aluna, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
7 Bióloga, Téc. em Pesquisa, Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária, Rua Gonçalves Dias, 570, CEP 90130-060, Porto Alegre, RS.
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Vera Regina dos Santos Wolff, Cristine Elise Pulz, Daniele Campos da Silva, Cristiane Carvalho Paes, Carla Patrícia Severino
da Silva, Juliana Conte Zanotelli, Fernanda de Oliveira de Andrade
Devemos abandonar a visão de um homem dono e
senhor da natureza, não só porque conduziu a violências
destrutivas e danos irreparáveis sobre a complexidade
viva, mas também porque essas violências e danos re-
troagem de modo nocivo e violento sobre a própria es-
fera humana (MORIN, 2003).
A crise ambiental atual e, mais particularmente, a difi-
culdade de se reverter o impasse gerado pelo conflito en-
tre desenvolvimento e meio ambiente reflete a distância
que separa as lógicas em prática na economia e ecologia.
O desenvolvimento sustentável é a meta a ser atingida pelo
homem, na medida em que se revele compatível com a
preservação do ambiente (BURSZTYN et al., 1994).
A educação deve favorecer a aptidão natural da mente
em formular e resolver problemas essenciais e, de forma
correlata, estimular o uso total da inteligência geral. Este
uso total pede o livre exercício da curiosidade, a facul-
dade expandida mais viva durante a infância e a adoles-
cência, que com freqüência a instrução extingue e que,
ao contrário, se trata de estimular ou, caso esteja ador-
mecida, de despertar (MORIN, 2001).
Capra (2002) considera que a educação e a agricultura
são duas áreas importantes no Brasil, que devem cami-
nhar juntas, e que precisamos de uma agricultura ecolo-
gicamente correta, que respeite a saúde do solo, que não
use agrotóxicos, mas sim processos ecológicos.
O projeto “Ciência na Escola: os princípios da ecologia
profunda através do estudo dos insetos e o meio ambien-
te” foi desenvolvido através de um convênio da Financia-
dora de Estudos e Pesquisa do Ministério da Ciência e Tec-
nologia (FINEP) e a Fundação Estadual de Pesquisa Agrope-
cuária (FEPAGRO), cujo objetivo foi o de integrar as ações
do laboratório e Museu de Entomologia professor Ramiro
Gomes Costa (MRGC), da FEPAGRO com a comunidade de
escolas do ensino médio. Uma das metas foi o desenvolvi-
mento de uma consciência ecológica que, segundo Capra
(2001), é espiritual: “Quando o conceito de espírito huma-
no é entendido como o modo de consciência em que o in-
divíduo se sente ligado ao cosmo como um todo, fica claro
que a percepção ecológica é espiritual em sua essência mais
profunda, e então não é surpreendente o fato de que a nova
visão da realidade esteja em harmonia com as concepções
das tradições espirituais da humanidade”. Através do estu-
do dos insetos foram vivenciados os princípios da ecologia
profunda, ou seja, a interdependência, a reciclagem, a par-
ceria, a flexibilidade e a diversidade. Buscou-se conscienti-
zar a população que a importância dos insetos está princi-
palmente relacionada às diversas funções que eles exercem
no ecossistema, como agentes polinizadores, como contro-
ladores de populações de outras espécies (predadores ou
parasitóides), como alimento de diversos seres vivos, além
de favorecerem a decomposição de matéria orgânica entre
outros processos biológicos e assim valorizando e respeitan-
do a vida de todos os seres.
Descrição do caso
Foram realizados dois cursos, o primeiro “Formação de
laboratório e museu escolar” e o outro “Coleta, montagem
e identificação de insetos” dirigidos aos alunos e profes-
sores da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Reus, da
Escola Estadual de Educação Básica Presidente Roosevelt,
e para alunos de cursos superior de biologia (PUCRS, UNI-
LASALLE, UFRGS). As temáticas desenvolvidas foram den-
tro de uma visão ecocêntrica, abordando os princípios da
ecologia profunda. Alguns participantes dos cursos rea-
lizaram estágio no laboratório e museu de entomologia
da FEPAGRO, sendo oportunizadas práticas para monta-
gem de coleções de seres vivos. Os alunos de ensino mé-
dio, orientados pelos professores das escolas, estagiários
de curso superior e pesquisadores da FEPAGRO, escolhe-
ram temas sobre insetos e outros seres vivos para elabo-
ração de gavetas didáticas. Após pesquisa em referências
bibliográficas e internet os alunos montaram as gavetas
onde foram representadas as relações entre os seres vi-
vos e o meio ambiente. Este material está depositado nos
museus da FEPAGRO (WOLFF et al., 2006) e das escolas
envolvidas no projeto. O material didático serviu para ex-
posições nas escolas e em eventos científicos, bem como
para a utilização em sala de aula como recurso pedagógi-
co dos professores. Os demais alunos das escolas tiveram
a oportunidade de visitar o museu e laboratórios da FEPA-
GRO e assistir exposições nas escolas, nos eventos cientí-
ficos das instituições de ensino superior, participar de pa-
lestras, oficinas e aulas práticas.
Como avanços, pôde-se verificar o entusiasmo dos
alunos do ensino médio pela pesquisa científica mos-
trando possibilidades na escolha de um curso superior,
a instrumentalização dos docentes das escolas com no-
vas práticas pedagógicas, a experiência oportunizada aos
estagiários de curso superior na docência, na orientação
de alunos, no desenvolvimento de metodologias de en-
sino e materiais didáticos e para os pesquisadores da FE-
PAGRO na interação com a comunidade escolar. Porém o
que se considera mais relevante é a contribuição para a
construção de um sistema de ética em que valoriza todos
os seres vivos e a sustentabilidade do planeta.
Resultados
Foram capacitadas 46 pessoas (alunos e professo-
res do ensino médio, alunos de cursos de ensino supe-
rior de Ciências Biológicas) nos dois cursos oferecidos
no MRGC; 17 destes participantes realizaram estágio no
laboratório e museu da FEPAGRO e 34 alunos nos labo-
ratórios e museus das escolas. Aprenderam a utilizar as
novas tecnologias (digital e informática) para a cataloga-
ção e formação de banco de dados nos museus, com o
uso da internet.
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Ciência na escola, os princípios da ecologia profunda através do estudo dos insetos e do meio ambiente
Foram montados os laboratórios e museus de ciên-
cias nas duas escolas com doação de equipamentos e ma-
teriais de consumo obtidos através do auxílio financeiro
do convênio com o FINEP, o que possibilitou aos alunos
e professores a criação e desenvolvimento de metodolo-
gias de ensino e materiais didáticos. A médio e longo pra-
zo novas metodologias e materiais poderão ser criados
enriquecendo as aulas e oferecendo aos alunos práticas
diferentes das convencionais, favorecendo a exploração
das possibilidades pedagógicas dos museus.
Os alunos e professores elaboraram gavetas entomo-
lógicas didáticas onde foram representadas as relações e
interações dos insetos com os outros seres vivos, inclusi-
ve o homem, e com o meio ambiente.
A coleção entomológica, constituída de 20 gavetas di-
dáticas está depositada nos museus da FEPAGRO e das
duas escolas participantes do projeto.
Foram apresentados 19 trabalhos em eventos científi-
cos, tais como: mostras de ciências nas escolas (Padre Reus
em 2006 e 2007; Presidente Roosevelt, 2007), Salão UFRGS
Jovem (2006, 2007), Salão de Iniciação Científica da UFRGS
(2006, 2007), Semana Científica Unilasalle (2006), Fórum
Universidade e Espiritualidade na UFRGS (2007), Simpó-
sio a Universidade frente aos desafios da Sustentabilida-
de (2007), Jornada de Iniciação Científica da FZB (2007) e
Congresso Brasileiro de Zoologia (2008).
O trabalho intitulado “Jataí, abelhas sem ferrão – Co-
leção didática da Escola Estadual de Educação Básica Pre-
sidente Roosevelt” recebeu menção honrosa no I Salão
UFRGS Jovem em 2006 (Fig. 1).
Cerca de 3.000 alunos das duas escolas tiveram a
oportunidade de participar dos eventos científicos, in-
clusive visitando o museu de entomologia da FEPAGRO
(MRGC), assistindo palestras e conhecendo o acervo.
Figura 1 - Pôster apresentado no I Salão UFRGS Jovem em 2006.
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da Silva, Juliana Conte Zanotelli, Fernanda de Oliveira de Andrade
Considerações Finais
O movimento da ecologia fundamentada na ética re-
conhece que o equilíbrio ecológico exige uma série de
mudanças profundas em nossas percepções do papel que
deve desempenhar o ser humano no ecossistema plane-
tário (GUTIÉRREZ e PRADO, 1999).
Foram realizados pré e pós-testes para verificar a vi-
são dos alunos e professores em relação aos insetos. No
pré-teste a maioria tinha uma visão negativa dos inse-
tos, considerando-os como animais perigosos ou preju-
diciais aos seres humanos e ao meio ambiente. No final
do projeto os resultados do pós-teste evidenciaram uma
mudança positiva em relação ao que pensam os alunos
e professores sobre os insetos, considerando a sua im-
portância nos ecossistemas.
O projeto desenvolveu um trabalho de educação am-
biental, com alunos e professores do ensino fundamental
e médio, numa visão ecocêntrica, onde eles aprenderam
a entender melhor a sua atuação e responsabilidade para
com os demais seres vivos.
Surgiu a necessidade de uma nova forma de conduta
em relação à natureza, uma nova concepção filosófica ho-
mem-natureza, um novo entendimento da vida. Essa visão
ecocêntrica faz com que as pessoas passem a se preocupar
com suas ações entendendo que elas fazem parte da na-
tureza e que o homem não é o “dono da natureza”. Com-
preendem que a natureza não está ali para servi-los, mas
para que eles possam sobreviver em harmonia com os de-
mais seres. Percebendo isso, as pessoas passarão a se pre-
ocupar com suas ações e a ter mais cuidado em relação à
natureza e mesmo suas ações interpessoais passam a ser
direcionadas à preservação da vida global.
A cidadania ambiental e a cultura da sustentabilida-
de, segundo Gutiérrez e Prado (1999), serão necessaria-
mente o resultado do fazer pedagógico que conjugue a
aprendizagem a partir da vida cotidiana.
O estudo dos insetos em relação aos outros seres vivos
e sua importância na natureza contribuiu para a construção
de uma visão ecocêntrica em que os princípios da ecologia
profunda (a interdependência, a reciclagem, a cooperação,
a diversidade e a flexibilidade) são fundamentais para a con-
tinuidade da vida no nosso planeta. A médio e longo pra-
zo provavelmente o impacto esperado é uma mudança no
comportamento das pessoas utilizando estes princípios no
seu cotidiano e possibilitando uma vida sustentável.
Referências
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GUTIÉRREZ, F.; PRADO, C. Ecopedagogia e Cidadania Planetária. São
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