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disciplina escolar e, particularmente, da disciplina de geografia.
Entretanto, consideramos que a prática do ensino escolar está inserida na
dinâmica da realidade social, ou seja, a escola e a comunidade escolar
estão dentro de um sistema social interconectado com outras redes
sociais em âmbito regional, nacional e mundial. Nosso objetivo
principal é analisar como a disciplina de geografia, através do livro
didático do 6º ano do ensino fundamental (PNLD 2014), aborda
conceitualmente crise ambiental, focando na problemática da água e na
abordagem de bacia hidrográfica, relacionado à realidade do aluno, e
dessa forma problematizaremos o pensamento geográfico disseminado
na educação brasileira. O 6ª ano do ensino fundamental foi escolhido
para análise porque o conteúdo da disciplina de geografia abordado
neste ano é voltado para a geografia física, ou seja, clima, relevo, bacia
hidrografia, entre outros, sendo um importante momento de inserção não
apenas de questões físicas, mas também uma abordagem direcionada
para os problemas que envolvem cada um destes aspectos. Além disso é
neste primeiro ano do ensino fundamental (séries finais) que podemos
considerar como importante no sentido de que os conteúdos começam a
ser abordados de forma mais profunda, com professores específicos e
formados nas especificidades de suas disciplinas. E quando destacamos
o conceito crise ambiental e bacia hidrográfica, projetamos para a
situação dos rios da Região Carbonífera, na qual a poluição causada pela
extração do carvão, esgoto industrial e doméstico, entre outros tantos
agentes poluidores, devastaram as bacias hidrográficas da região
Para alcançar o objetivo principal, traçamos objetivos
específicos que nortearam a pesquisa: estudar como a disciplina de
geografia vem contextualizando a educação ambiental, bacias
hidrográficas e a realidade local do aluno; analisar como os livros
didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental discutem os rios
e bacia hidrográfica, considerando-os representações de água e crise
ambiental existente. Importantes fontes relacionadas com a prática do
ensino de geografia de pesquisa foram observadas analiticamente: Guia
do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNDL/2014), livros
didáticos de geografia e bibliografia relacionada ao ensino de geografia.
Organizamos os principais resultados da pesquisa em três
capítulos. No primeiro explicitamos de forma mais detalhada os
procedimentos metodológicos e o referencial teórico. O embasamento
teórico da presente dissertação leva em conta o conceito de ecologia
profunda (Capra, 1996) com o intuito de entendermos como acontece a
abordagem nos livros didáticos quando se refere à crise ambiental, em
especial aos problemas envolvendo a questão da água. A ecopedagogia