Quadro 2. Definição de estratégias propostas para o Plano de Ensino a ser implementado
Estratégia Definida
Ocasiões para uso
Vantagens/desvantagens
Exploração do ambiente local
(environmental trial): Prevê a
uitilização/exploração dos recursos
locais próximos para estudos,
observações, etc.
Compreenção do metabolismo local,
ou seja, da interpretação complexa
dos processos ambientais à sua
volta.
Agradabilidade na execução;
grande participação das pessoas
envolvidas; vivência em situações
concretas. Requer planejamento
minucioso.
Discussão em classe: Esta atividade
envolve toda a classe e cada estudante
contribui informalmente (grande
grupo).
É utilizada para permitir que os
estudantes exponham suas opiniões
oralmente a respeito de um dado
problema.
As discussões em classe ajudam o
estudante a entender as questões.
Encoraja -o a desenvolver as
habilidades de expressão oral e
autoconfiança ao falar em público.
Dificuldades em iniciar o processo
de discussão.
Discussão em grupo: Envolve toda a
classe com o professor atuando como
supervisor (pequenos grupos).
Quando assuntos polêmicos estão
sendo tratados.
Pode resultar no desenvolvimento
de relações mais positivas entre
alunos e professores. Permite que
alguns alunos evitem o
envolvimento.
Brainstorming (ou mutirão de idéias):
Atividades que envolvem pequenos
grupos (5-10 estudantes) aos quais se
pede para apresentar soluções
possíveis para um dado problema,
sem se preocupar com análises
críticas. Todas as sugestões são
anotadas. O tempo limite é de 10-15
minutos.
Deve ser usado como um recurso
para encorajar e estimular idéias
voltadas às solução de um dado
problema. O tempo deve ser
utilizado para produzir as idéias e
não para avaliá-las (Elaboração de
Conceitos).
Estímulos à criatividade,
liberdade. Dificuldades em evitar
avaliações ou julgamentos
prematuros das sugestões, e em
obter idéias originais.
Trabalho de grupo: Envolve a
participação de grupos de 4-8
membros, que se tornam responsáveis
pela execução de uma tarefa.
É adequada quando se necessita
executar várias tarefas ao mesmo
tempo. A classe, com vários grupos,
com vários grupos, pode abordar os
diferentes aspectos de um mesmo
problema ou focalizar problemas
diferentes.
Permite que os alunos se
responsabilizem por uma tarefa
por longos períodos (2 a 5
semanas) e exercitem a capacidade
de organização. É uma fonte de
geração de projetos. As atividades
precisam ser monitoradas de modo
que o trabalho não envolva apenas
alguns membros do grupo.
Debate: Requer a participação de dois
grupos (3-4 menbros), para apresentar
idéias e argumentos de pontos de
vista opostos aos demias colegas de
classe (que podem formar um grupo
de avaliação).
Estratégias útil quando assuntos
controvertidos estão sendo
discutidos, existam propostas
diferentes de soluções. O tópico
escolhido para debate deve ser de
interesse vital para todos.
Permite o desenvolvimento das
habilidades de falar em público e
ordenar a apresentação de fatos e
idéias. Requer muito tempo de
preparação.
Questionários: Desenvolvimento de
um conjunto de questões ordenadas a
ser submetido a um dado público. As
respostas, analisadas, dão uma
variedade de indicativos.
É usado para obter informações e/ou
efetuar amostragem de opinião das
pessoas em relação a uma dada
questão. Pode ajudar a definir a
extensão de um problema.
Aplicado de forma adequada, o
questioário produz excelentes
dados, dos quais podem ser
extraídas conclusões ou indicações
de atividades. É necessário muito
tempo e experiência para produzir
um conjunto ordenado de questões
que cubram as informações que
estão sendo procuradas.
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